FASB abrirá em maio nova chamada para submissão de projetos socioambientais

As inscrições podem ser feitas de 1 a 31 de maio e os projetos contemplados serão para execução no território sul baiano

O Fundo Ambiental Sul Baiano (FASB) abrirá inscrições para sua 6ª chamada de projetos. O Fundo contempla iniciativas que podem ser apresentadas por instituições regionais de 23 munícipios do extremo sul da Bahia. As propostas devem ter como foco a restauração ambiental e o uso sustentável do solo, bem como promover a geração de emprego e renda para famílias rurais e tradicionais baianas.

Podem ser submetidos à avaliação dois tipos de projetos: os de estágio 01, são propostas de pequena escala e prazo de duração de até um ano, cujo aporte de recurso é de até 20 mil euros. E projetos de estágio 2, que devem atuar em grande escala gerando impactos significativos para a região, podendo ser constituídas por várias propriedades rurais, gerando benefícios ambientais e sociais na paisagem, além de criar e/ou fortalecer as cadeias produtivas.

O FASB já vem atuando há mais de dois anos na região, tendo aprovado um total de 33 projetos até o momento, que somam quase dois milhões de euros investidos em iniciativas de restauração ambiental, implantação de Sistemas Agroflorestais (SAF), projetos de pastagens regenerativas entre outras iniciativas de agricultura e silvicultura sustentável.

O Coordenador de Originação de Projetos do FASB, Raony Palicer, complementa que “uma vez aprovado, o projeto também contará com o apoio do FASB para fazer o acompanhamento em campo e monitoramento dos projetos durante sua execução e divulgar as realizações e conquistas dessas parcerias. Os indicadores são criteriosamente elaborados e monitorados, destacando a gestão e consequentemente o resultado efetivo dos projetos”.

Para conhecer os critérios, a lista completa dos municípios que serão contemplados, os interessados devem acessar o Guia de Elaboração de Projetos por meio do site https://fasb.inovaland.earth/ onde também está o link para o formulário de submissão. O Fundo conta ainda com uma equipe disponível para orientação dos proponentes na fase de inscrição, cujo apoio pode ser solicitado via o e-mail originacao.fasb@gmail.com.

Sobre o FASB 

O FASB é um movimento baseado na mobilização das comunidades locais que tem como objetivo construir ecossistemas resilientes tendo as pessoas como elemento central, impulsionando ações locais focadas no desenvolvimento sustentável como agroflorestas, produção de madeira e alimentos, bem como a proteção e restauração de áreas degradadas para conectar fragmentos da Mata Atlântica.  

O Fundo é uma parceria entre o Fórum Florestal da Bahia, o apoiador técnico New Generation Plantation Technical Assistance (NGPTA) e a investidora dinamarquesa KIRKBI. Conta com uma equipe especializada em projetos socioambientais que atua em 23 municípios do Sul da Bahia, na região onde estão localizados os projetos.